sábado, 5 de janeiro de 2008

↕ Saudade Existe

“Saudade existe pra quem sabe ter”, é assim que a música toca, literalmente. Hoje, no meio de uma conversa ouvi a seguinte frase: "um escritor é muito mais foda que um pintor, escultor, ou qualquer outro artista". Não, não me considero uma escritora, mas tenho certeza que um dia serei, e você que lê essas linhas sem nexo, lerá ou conhecerá alguém, que já terá lido um livro meu. É apenas mais um dos meus alcançáveis sonhos. Afinal, "sonhar não custa nada!” O mesmo sonho que te faz traçar um caminho a se seguir, pode ser o seu pior inimigo. O sonho traz a tona a saudade adormecida – sonho, que traz saudade adormecida? oloco meu! Sim, agora me refiro ao sonho de fato, aquele resultante do ato de dormir. Sonhar permite que você visite lugares incríveis, e reveja pessoas ausentes. Puta que o pariu, tantas foram às vezes que passei um dia inteiro mal, pelo fato de voltar a lembrar de coisas, não esquecidas, mas lembranças que estavam ali, quietinhas, e que agora voltaram para atormentar o sossego do dia sucessivo ao sonho em questão. Porém, confesso que por diversas vezes rezei antes de dormir para sonhar com alguém. Sentir o cheiro, ouvir a voz. Melhor, sentir aquele abraço! Sonhos permitem tais mentiras. Me pego sem saber se é melhor sonhar, e sentir fantasias medíocres, ou não sonhar, e viver com a sola dos pés em contato com o chão. Tudo isso é resultante da saudade. Acredito que uma vida sem saudade, é uma vida que não foi vivida. Perdas e ausências são necessárias, como algo vital para qualquer pessoa. Dores emocionais são o que faz você lembrar que está vivo, por isso elas existem e acorrem, com certa freqüência. Uma pessoa que não sabe ter saudade, nunca teve alguém que marcou a sua vida, e certamente nunca foi uma página marcada no livro da vida de um outro alguém. Existir apenas por existir, sem deixar lembranças nem saudade. Esse é o meu maior medo. E enquanto escrevo esse texto, vejo o rosto da pessoa que me disse a frase citada no inicio, aquela da importância de um escritor. Uma pessoa que eu conheci há bem pouco tempo e mora longe, e irá partir. Uma partida prevista, nada de surpresas desagradáveis. Não sei o que é pior, a separação consentida, ou aquela inesperada, no caso a morte – quantas dúvidas Jozieli! A questão é que seja da forma que for, deixará saudade. Em tão pouco tempo alguém pode sim, fazer você sentir saudade. Isso é maravilhoso! Isso faz você se sentir vivo. Provocar e sentir, saudade. De fato, saudade existe pra quem sabe ter. Mas acima de tudo, saudade existe pra quem sabe viver.

Nenhum comentário: