quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A longa e sinuosa estrada

"The long and winding road
That leads to your door
Will never disappear
I've seen that road before
It always leads me here
Lead me to your door"


The Long And Winding Road para mim é uma das mais belas canções dos Beatles. A música faz parte do último álbum lançado pelo quarteto, Let It Be, datado de 1970, e foi composta por Paul McCartney, que não gostou da versão final da música, sugerindo modificações que foram recusadas - há quem diga que o fato das suas sugestões terem sido negadas, não somente em relação a The Long And Winding Road, mas, também, quanto ao restante de Let It Be, contribuiu para o fim da banda.


The Long And Winding Road, 1970


E a resposta veio em 2003, quando Paul lançou o álbum “Let It Be...Naked”, e, entre as demais modificações no álbum de 1970, fez uma nova versão de The Long And Winding Road, que ganhou um traje mais “cru”, por assim dizer.


The Long And Winding Road, 2007



Embora Let It Be tenha sido produzido num ambiente pouco harmonioso, pois na época a banda estava em “crise”, nele os quatro cavaleiros se mostram mais maduros musicalmente – processo iniciado com Rubber Soul, em 1965 –, cada vez mais distantes daquele iê-iê-iê pedante do início dos anos 60. Vale frisar que, embora lançado por último, Let It Be foi produzido antes de Abbey Road, lançado em 1969.

2 comentários:

Paterson Franco disse...

muito foda o nome do teu blog =)

palavras sobre qualquer coisa disse...

Menina, sou um fã dos Fab Four de Liverpool. Reservei um post com fotos dos meninos (na secção Photográphicas). Acho essa canção completamente genial.

Adoro teu blog. Também tenho um . Se chama "Palavavras Sobre Qualquer Coisa". Dê uma passadinha por lá. Já estou te seguindo por aqui.

Besos.

Vinícius Silva.